sábado, 9 de abril de 2016

Delenga Fawcett - Crônica * Antonio Cabral Filho - RJ

DELENGA FAWCETT 
-CRONICA

Dia desses, derivando na internet, dei de cara com uma chamada Notícia Telegrafada. Logo, tive a ideia de saber algo sobre TELÉGRAFO, pois não é coisa do meu tempo. E descobri tratar-se de um equipamento que transmitia dados através de códigos, estes decifrados pelo telegrafista, e só então jornalista, escritor e demais profissionais podiam comunicar-se com seus interlocutores. Tratava-se do uso do Código Morse através de imãs e fios eletrificados, verdadeira pré-história da comunicação digital. Assim é que se faziam noticiários até há bem pouco tempo.

Bom, a Notícia Telegrafada abordava um aventureiro inglês interessado em explorar os mistérios amazônicos acerca de uma cidade mítica, lá das geografias lendárias, do mundo perdido de Mu, tipo Atlântida ou algo parecido, que estaria localizada na região onde hoje se encontra o Parque Nacional do Xingu. A coisa pegou tanto, foi tão levada a sério, que se espalhou pelos jornais do mundo todo, citando um militar britânico, denominado Harrison Fawcett, com patente de coronel, aportado em Mato Grosso a 6 de março de 1925, sob o maior rebuliço. 

Aí começa uma longa jornada, com o Coronel Fawcett à frente, marchando pelos reinos de Macunaima, mas já com a sua Muiraquitã, presente de H. Rider Haggard, autor de As Minas do Rei Salomão. Ei-la:
 que segundo suas palavras 
"Existe uma propriedade particular nessa imagem de pedra, e todos podem senti-la ao tocar a mão. Estranhamente, uma corrente elétrica atravessa o braço da gente, causando um choque tão forte que muitas pessoas a largam de imediato. A razão dessa energia eu desconheço. Acredito sinceramente que ela veio de uma das cidade perdidas. Quando descobrir os significados existentes nela, descobrirei também o caminho para chegar no lugar de onde se originou. "

É sob esse império de poderes místicos que ele se embrenha pelas veredas do sertão matogrossense em busca de ouro e civilizações distantes.
Não se tem notícias, sequer telegrafadas, do sucesso do Coronel Fawcett, mas a sombra que cobre hoje o seu nome supera toda força da realidade concreta e projeta mitologias fantásticas suficientes para vários livros e filmes sobre sua epopeia. 
*
Agradecimento: 
Esta crônica não seria possível sem a matéria do blog A Saga de Lucas
http://asagadelucas.tripod.com/fawcett.htm 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário