domingo, 10 de maio de 2015

Lenda Do Girassol * Antonio Cabral Filho - Rj

*

Conta uma lenda, lá dos mais antigos reinos africanos, que havia uma princesa muito linda, que vivia exibindo seus cabelos trançados com miçangas, fazendo figa a todos os rapazes daquelas redondezas, dona de uma magia muito poderosa, segundo a qual se um rapaz desejado por ela olhasse nos seus olhos, ficaria louco de paixão.

Mas certo dia, num dia especial da sua vida de princesa, num dia muito ensolarado, a princesa saiu a passear lá pelos confins dos seus bosques, das suas florestas, daqueles ermos fins-de-mundo africanos, onde habitam as lendas de Kalunga, deuses e orixás, os quais a princesa conhecia muito bem, e, em certo momento, passando sob um baobá, ela ouviu passos, assovios e voz de alguém cantando. Logo, mais do que rápido, ela parou, e sentou-se sobre um lajedo, enquanto ouvia uma canção entoada com voz maviosa. Diz a lenda que a princesa resolveu deitar-se para relaxar um pouco devido ao cansaço, ouvindo aquela canção. Passado alguns minutos, o vento começou a soprar, refrescando a clareira onde a princesa repousava, a passarada pôs-se a cantar e a fazer acrobacias entre a copa das árvores, tamanha a felicidade causada pela presença da menina majestosa.

Acontece que a princesa adormeceu, pegou no sono e dormiu, lá nos ermos das florestas africanas, entre um frondoso baobá e a montanha rochosa mais temida pelos mandingueiros de todo o sempre, e, segundo a lenda, quem chegasse ali, aos seus pés, jamais voltaria aos olhos humanos. Contam que uma ventania fortíssima começou a retorcer até os carvalhos mais potentes, envergar os frondosos troncos do mogno, despedaçar os velhos cedros, ameaçando inclusive as valentes perobas e os pau-ferros mais temidos pelos lenhadores, a ponto de desaparecer com tudo rapidamente e transformar aquele local em devastada savana, areia quente, calangos e lagartos torrando sob o sol mais escaldante do oeste africano.

 Foi quando a princesa sentiu uma luz forte focalizando seu rosto com tanta luminosidade que a fez  recobrar os sentidos, e ao abrir os olhos, estava nos jardins do castelo de sua família, transformada no mais frondoso girassol, desabrochado com a luz solar focalizando-a pelos olhos do seu príncipe tão sonhado, e que devido à magia dos seus olhos, nem o girassol nem o sol, consegue desvencilhar-se um do outro. E por isso, passam as eternidades brincando de roda um com o outro, para entreter os humanos, encantados pelas lendas.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário